É hora de as empresas se concentrarem em ajudar os funcionários com sua saúde mental e bem-estar

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26 de março de 2021, site da Forbes 

Jack KellySenior Colaborador Carreiras – escreve entrevistas acionáveis, conselhos sobre carreira e salário para um Forbes. 

A saúde mental está finalmente chegando à vanguarda da América corporativa. O ano passado foi terrível e debilitante para muitos de nós. Desde meados de março, 80 milhões de americanos perderam seus empregos. Aqueles que têm um emprego estão preocupados com sua segurança a longo prazo. Fomos trancados em casa com nossos filhos que não estavam em casa, pois as escolas estavam fechadas. Nas redes sociais, na mesa de jantar da família, brigamos por política. 

Tem havido uma tensão implacável no ar. Estamos constantemente nos preocupando com a segurança de nosso emprego, situação financeira e a situação geral da nação. Esses e outros eventos deixaram as pessoas desanimadas e deprimidas. É preciso muita força e coragem para sair da cama todas as manhãs. 

Em nossa sociedade, tendemos a encobrir os problemas de saúde mental. Se uma pessoa quebra uma perna, ela vai ao médico. Quando um trabalhador passa por esgotamento, crises de depressão, sensação de isolamento por trabalhar em casa e uma sensação avassaladora de insegurança e ansiedade, eles guardam para si. 

Ginger é uma plataforma de tecnologia de saúde mental sob demanda fundada por uma equipe de empresários e cientistas de dados no MIT Media Lab. Seu aplicativo de tecnologia baseado em smartphone ajuda a identificar padrões de ansiedade, estresse e depressão. 

A empresa lançou seu Terceiro Relatório Anual de Atitudes da Força de Trabalho em Relação à Saúde Mental. A empresa conduziu uma pesquisa com 1.229 trabalhadores em tempo integral nos EUA e mais de 150 CEOs para ter uma ideia de como cada grupo percebeu a saúde mental dos trabalhadores durante a pandemia. 

Aqui estão algumas das conclusões dos CEOs: 

  • 80% dos CEOs acreditam que a má saúde mental dos funcionários afeta negativamente a produtividade do trabalhador. 
  • 94% dos CEOs relatam ter recebido suporte para saúde mental no último ano. 
  • Mais da metade dos CEOs relatam que falar sobre saúde mental os torna um líder melhor (e quase 90% dos funcionários apreciam isso) – embora 56% deles estejam preocupados que isso possa afetar sua credibilidade. 
  • 92% dos CEOs relatam que suas empresas aumentaram o foco na saúde mental, como resultado da pandemia. 

Os funcionários têm uma visão um pouco diferente: 

  • 48% dos funcionários relatam ter experimentado estresse de alto a extremo no último ano – um aumento de 7% nos últimos dois anos. 
  • 96% dos CEOs acreditam que estão fazendo o suficiente para a saúde mental dos funcionários, mas apenas 69% dos funcionários sentem o mesmo. 
  • O trabalhador médio tem metade da probabilidade dos CEOs de dizer que suas empresas aceitam problemas de saúde mental. 
  • Colaboradores individuais relatam que suas empresas oferecem benefícios para a saúde mental com apenas metade da freqüência dos CEOs. 

Russell Glass, CEO da Ginger, disse: “O maior enfoque na saúde mental na diretoria irá beneficiar tanto os acionistas quanto os trabalhadores. À medida que mais pessoas tomam medidas para gerenciar sua saúde mental, os CEOs devem usar esse impulso para investir em benefícios de saúde mental acessíveis e assumir um papel de liderança na educação dos funcionários sobre a importância da saúde mental. Glass acrescentou: “As empresas devem desestigmatizar a saúde mental [e os funcionários devem] saber como obter ajuda”. 

Mostrando sinais de empatia, os bancos de Wall Street, Goldman Sachs e Citigroup, tomaram medidas para ajudar seus funcionários a lidar com o estresse do trabalho durante uma pandemia. David Solomon, o CEO da Goldman Sachs, voltou atrás em sua exigência de que banqueiros, corretores e negociantes voltassem ao escritório após realizar uma pesquisa com cerca de 40.000 funcionários. Solomon também fez ajustes nas agendas de trabalho de jovens banqueiros de investimento que desabafaram suas frustrações por terem de trabalhar 100 horas semanais. 

A recém-nomeada CEO do Citigroup, Jane Fraser, informou a seus 210.000 funcionários que está proibindo chamadas de vídeo internas às sextas-feiras. A mudança faz parte de um programa maior para estabelecer limites e ajudar seu povo a ter um equilíbrio mais saudável entre a vida pessoal e profissional. Fraser também pediu um novo feriado para toda a empresa, chamado “Citi Reset Day”. É considerado um dia de descompressão, já que a pandemia de um ano afetou a psique dos trabalhadores. 

Em um memorando, Fraser disse: “A indefinição das linhas entre casa e trabalho e a implacável jornada de trabalho pandêmica afetaram nosso bem-estar”. O executivo-chefe continuou: “Simplesmente não é sustentável. Uma vez que o retorno a qualquer tipo de novo normal ainda está a alguns meses de distância para muitos de nós, precisamos redefinir algumas de nossas práticas de trabalho.” Fraser foi além: “Somos uma empresa global que opera em vários fusos horários, mas quando nosso trabalho regularmente transborda para a noite, muito cedo pela manhã e nos fins de semana, isso pode nos impedir de recarregar totalmente, e isso não é bom para você nem, em última instância, para o Citi.” 

Não são apenas os funcionários que estão passando por momentos difíceis. As pessoas que estão no mercado em busca de colocação enfrentam muitas dificuldades que afetam negativamente seu bem-estar emocional e mental. O processo está repleto de rejeições e becos sem saída. Você ficará confuso e não receberá feedback sobre seu desempenho na entrevista. A procura de emprego pode levar de três meses a um ano. A rotina pode debilitar a psique de uma pessoa e arruinar sua autoestima. 

Sentimentos de pavor assumem o controle. Você começa a se preocupar se fez algo errado. Um pouco de paranoia surge quando você começa a ruminar que talvez seus colegas ou ex-colegas de trabalho estejam dizendo coisas depreciativas sobre você. Conforme o tempo passa, há um nível crescente de medo de que você não seja mais desejado ou necessário. Você se sente sozinho, à deriva, sem qualquer direção ou fé para o futuro. É fácil ficar desanimado e deprimido. 

Aqui estão algumas sugestões para agir:

  • Se você sentir que está afundando em negatividade, tristeza, estresse e desesperança, procure ajuda profissional. Muitas pessoas também estão passando pelas mesmas experiências. É uma pena que, em nossa cultura, uma vez que essas coisas não são discutidas abertamente em uma base individual, sentimos que somos apenas nós que estamos passando por essas dificuldades. 
  • Controle como você processa e reage aos eventos. A maioria das pessoas lida com o estresse e as circunstâncias infelizes com uma resposta automática de pânico. Elas se concentram no pior cenário. Em vez disso, respire fundo, faça uma pausa e analise a situação. Olhe para isso de frente com clareza e objetividade. “Isso é realmente ruim ou estou exagerando?” Mesmo se você estiver em uma situação difícil, você precisa encontrar a força mental para pensar em soluções positivas para tornar as coisas melhores. 
  • Tente deixar de lado seus pensamentos negativos. Estamos constantemente sobrecarregados com más notícias recentemente. A negatividade pode ser debilitante. Embora não seja fácil, desligue o ruído. Concentre-se no que você deseja alcançar em sua vida e carreira. Elabore um plano de jogo e instale sistemas para atingir seus objetivos. Substitua os maus pensamentos por pensamentos positivos. Quanto mais tempo você aloca para ruminações construtivas centradas em autoaperfeiçoamento, menos tempo você vai gastar pensando sobre questões que simplesmente o desgastam. 
  • Avalie o que você fez certo e os erros que cometeu ao longo do caminho. Aceite o que aconteceu sem se culpar por isso. Em seguida, concentre-se intensamente no que você precisa fazer para melhorar, crescer e se desenvolver, para que possa ter sucesso da próxima vez. Você ou vence ou aprende. A vida é uma grande sessão de aprendizado. As lições aprendidas com as quedas o ajudarão a se levantar no futuro. 
  • Não é só você. Todos somos rejeitados, portas fechadas na cara, perdemos uma promoção e não somos chamados para uma segunda entrevista. Em nossa sociedade, as pessoas tendem a se gabar e transmitir nas mídias sociais todas as coisas legais e incríveis que estão acontecendo em suas vidas e carreiras. Daí presumimos falsamente que todos os outros estão indo muito bem enquanto nós estamos lutando pessoalmente. Você está se comparando a algo que não é real. As fotos do Instagram são fabricadas, falsas realidades fabricadas. 
  • Veja sua carreira como uma maratona, e não como uma corrida de velocidade. Talvez seja mais apropriado vê-la como aqueles eventos de resistência (Tough Mudder). Você precisará escalar paredes, cordas, atravessar a lama e enfrentar obstáculos extenuantes projetados para testar sua força e resistência. É a mesma coisa quando você tenta alcançar o sucesso na carreira. 
  • Tente algo novo. Embarque em hobbies ou atividades em que você possa marcar alguns pontos fáceis ao fazê-los bem. Isso vai inspirar confiança. Conforme você constrói pequenos sucessos incrementais, você se sentirá confortável em enfrentar novos e maiores desafios. 
  • Aprenda a dizer “não”. Temos a tendência de querer ser amados. Quando você é solicitado a se comprometer com uma função de negócios ou engajamento social, você se sente obrigado a dizer “sim”. É difícil recusar oportunidades, pois você corre o risco de alienar a outra pessoa, mas às vezes é mais produtivo apenas dizer “não”. Quando algo não se encaixa em seu plano de vida abrangente e objetivos de longo prazo, tenha a coragem de recusar educadamente.   

Todos nós estamos sujeitos a pressões constantes que podem nos quebrar. Você não tem que fazer isso sozinho. Procure ajuda se achar que precisa. Além disso, você pode tentar o conselho acima e pesquisar outras maneiras de se ajudar a superar esse período sem precedentes. 

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