Sobre os motivos de estudar influência.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Por Diego Alberton*

Para diversas organizações, já se nota há um bom tempo que os estilos de gestão considerados antigos não contribuem mais para os resultados esperados atualmente. Não por serem simplesmente antigos, mas porque os novos modelos de organização do trabalho – aliados ao contexto social em constante mudança e diversidade – parecem exigir outras formas de gestão.

Um aspecto bastante claro é que os modelos atuais de organização do trabalho, caracterizados pela flexibilidade e pela imaterialidade do próprio trabalho atual, tendem a valorizar cada vez mais o fator humano em uma perspectiva ainda mais abrangente do que já tínhamos anteriormente. Com isso, modelos de gestão calcados em uma perspectiva única de comando e controle se mostram cada vez mais superados e pouco efetivos.

E é exatamente por isso que devemos entender a importância da influência no papel do líder. Embora a autoridade formal seja uma importante ferramenta que jamais deva ser desconsiderada nas relações de trabalho, bons gestores já percebem que precisam bem mais do que apenas autoridade para serem eficazes em suas organizações e com suas equipes.

A influência já se tornou a principal ferramenta de trabalho de um executivo de sucesso. É o que tenho notado nos últimos anos atuando com desenvolvimento de lideranças. Não se trata mais de uma tendência: isso já é uma realidade. A capacidade de influência de um líder permite uma inter-relação mais saudável, sincera e duradoura nas relações organizacionais.

Um conceito importante: influência não tem nada a ver com táticas duvidosas para manipular pessoas. A arte da influência não deseja sucesso isolado. Influência tem relação com compromisso duradouro. E isso significa pensar e agir de forma bem diferente em relação aos profissionais da persuasão. Alcançar esse objetivo envolve um grande investimento de tempo, esforço e habilidade.

O exercício da influência gerencial não é uma temática de caráter romântico. Nos tempos de hoje, ela é a alternativa que precisa ser desenvolvida pelo gestor para dar conta dos (novos) modos de organização do trabalho e do atual cenário social dos negócios.

Quem não está aberto ou disposto a construir relacionamentos sólidos e duradouros vai descobrir rapidamente que não conseguirá sustentar sua liderança de modo efetivo e por longo prazo. Lembre-se da expressão popular que diz: “Quando as pessoas não acreditam no mensageiro elas provavelmente também não acreditam na mensagem”.

Deixo no fim deste texto uma reflexão de uma das maiores autoridades mundiais no tema da influência, Robert Cialdini: “Quando as pessoas estão no meio de mudanças ou têm incertezas sobre o que está acontecendo com elas ou ao seu redor, é sempre bom deixar claro o que elas realmente vão perder se não agirem”.

Meu convite é que você pense sobre essa frase. E sobre o que você pode perder em sua liderança caso não esteja aberto ou não consiga desenvolver a sua capacidade de influência. Isso me parece um argumento bastante sólido para você começar a pensar no assunto


*Consultor Empresarial e Professor. Mestre em Administração. Facilitador do CENEX.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe aqui seu comentário.

Inteligência emocional em tempos de crise – Live Unicred VTRPP
Segurança Psicológica
Aprendizagem Transformadora
Gestão remota de equipes
Liderança na crise: desafios e ações
Worklife Integration
Mindset Produtivo – Podcast Flavio Nerva
by CENEX Centro de Excelência Emp

Nesse episódio Flávio Nera dialoga sobre o que realmente é produtividade e nos introduz as 5 dimensões de um Mindset Produtivo, baseado na Tríade do Tempo um conceito criado por Christian Barbosa. 

Quer nos fazer uma sugestão de tema para nosso próximo podcast ou seu comentário? Basta enviar um e-mail para [email protected]

Mindset Produtivo – Podcast Flavio Nerva
A centralidade do trabalho em tempos de pandemia – Diego Alberton
A arte de fazer perguntas
Conversas de Aprendizagem – Uma nova prática para o mundo atual
Gestão de Equipes em Tempos de Crise
Segurança Psicológica, o que é? Como se encontra?
Cultura Organizacional, o que ela envolve? Como o público reage a ela?
Certo ou Errado? Como decidir frente a dilemas
Inteligência Emocional com Alessandra Gonzaga
Liderança no Varejo – com Alexandre Peixoto e Paulo Amorim