Vida Integrada para sermos heróis de nós mesmos

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Por: Tiago Cardoso Petreca Facilitador do CENEX, Diretor e Curador Chefe do Kuratore e Autor do Livro “Do Mindset ao Mindflow”

Mãe!!!!

De longe vem aquela pequena voz que clama por uma atenção, agora! Este chamado se confunde com as vozes que ecoam nos fones de ouvido, que também clamam por atenção, pode decisão, por acompanhamento. Mãe! A voz repete o chamado. O Coração dá uma pequena acelerada, a atenção já não está mais completamente presente naquela reunião da empresa. A Voz que gritava ao longe fica mais próxima, o dono da voz se faz visível, misturando-se aos diferentes rostos naquela chamada, ou call como ficou comum dizer.

Tudo passou a ficar misturado. Para alguns a rotina mudou por completo, para sempre. Para outros, por um tempo, mas não voltou ao “normal” por completo. O Mundo mudou e com ele a gente se viu obrigado a mudar, sem mesmo ter tempo de dizer: Obrigado por me ajudar a me ver melhor! Ainda muitos não se vêem.

Mãe, Pai! As vozes que antes chamavam em silêncio agora chamam a plenos pulmões. Representam a integração de uma vida que sempre foi única, mas separada por agendas, por paredes, por viagens e o mais incrível, separada pela atenção, ou melhor a falta dela.

Nos vemos forçados a reconhecer que a mudança do mundo significa a mudança de olhar. Uma compreensão de que há que se descobrir e não necessariamente criar. Criar é importante, mas será melhor se vier de um lugar de reconhecimento. Conhecer de novo o fato de que tudo está integrado, o mundo é uma coisa só feita de zilhões de coisas que parecem separadas. Este conceito é antigo, milenar, principalmente nas culturas e filosofias que tangem e nos convidam a olhar além, algumas para o além.

O fato é que esta forçada integração das coisas, que o estudo da EY chama de “Trabalho e Vida sem Fronteiras” veio para ficar e assim, inevitavelmente precisaremos aprender a lidar com o fato de que estamos intimamente imbricados em um novo mundo que não tem mais nítidas separações em suas relações e conexões. Certo que as separações ideológicas persistirão por muito tempo, mas estamos ligados a tudo isso, mesmo que não queiramos.

Um trecho do estudo citado acima: “Estamos nos movendo para um futuro em que os indivíduos buscarão um mix de trabalho, lazer e aprendizado de acordo com as suas circunstâncias de vida. É um cenário acelerado na pandemia e que ficará para além dela. Com o desaparecimento dos deslocamentos, os trabalhadores ganharam em momentos de lazer e rotinas diárias. Mas esse ganho inesperado foi acompanhado por outras complicações – o desafio de demarcar espaços pessoais e profissionais, perda de motivação, além dos sentimentos de isolamento – o que destacou questões que precisam ser abordadas no futuro do trabalho virtual.”

Talvez você tenha sentido na pele tais complicações e quem sabe muitas outras, particulares de sua própria vida. O fato é que para muitos esta forçada integração da vida gerou um movimento de enclausuramento. Não estou falando de lockdowns, que inclusive foram bem desrespeitados. Falo do fechar-se em si mesmo. Sabe-se por divulgações na mídia do quanto o stress, divórcios, burnouts e pânico sorrateiramente entraram na vida das pessoas e como um daqueles amigos chatos que se esconde atrás da porta para nos dar um susto, pulou bem na nossa frente e gritou, mas não foi “Mãe”, gritou o seu nome, como se num chamado para acordar de uma vida que para muitos estava letárgica! Para alguns, um acordar, para outros uma fuga para dentro de suas cavernas, fazendo de suas sombras esconderijo de si mesmo.

A vida integrada, este chamado para acordar para o que já existe é na verdade uma bênção, uma porta que se abre para entrarmos em um cômodo que já nos pertence. Um chamado para sair da caverna e tornar-se herói de si mesmo.

Viver a vida integrada (Work Life Integration) é um caminho heróico em que seus super poderes se expressam nas mais variadas facetas de sua existência. É ser um baita profissional, um super pai e mãe, um cidadão descente, daqueles tipo que dá vontade de olhar para o céu, pois há certeza de que voa alto em seus afazeres, em suas condutas. É um exemplo.

Em especial, a vida integrada afeta as empresas em seu coração, afeta a liderança! Afeta o como as coisas são feitas. Torna-se produto de quem assumiu e entrou na jornada do herói da vida integrada a emergência de um líder exemplar.

Vida integrada é antes de mais nada sentir-se pertencente à vocês mesmo. Ser herói de você mesmo. Deixar pegadas que outros desejarão seguir. Deixar seu legado, a cada momento, a cada encontro.

Você sabe! Um empresa em que um líder é herói de si mesmo, que vive a busca constante de uma vida integrada, dá mais lucro, pois vem da alegria da realização pessoal que coincide com a realização de um grupo.

Tudo, absolutamente tudo é afetado pela Vida Integrada, afinal estamos falando de integração em um nível cuja separação não tem mais lugar. Para aqueles que negam este fato, o mundo não mais mudará, ou melhor continuará como sempre foi e talvez muitos continuarão sendo como sempre foram, porém uma boa parte das pessoas acordou e não aceitará mais lideres, pares e parceiros que não se vêem integrados a algo maior.

Vamos sair da caverna e assumir o herói? 

____________________________________

Gostou do texto? Então deixe o seu comentário e envie para alguém!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe aqui seu comentário.

Vida Integrada – Tiago Petreca
Adriana Martello – A escuta
Comunicação na Gestão Remota – Alessandra Gonzaga
O que tem mais poder, perguntas ou respostas?
Inteligência emocional em tempos de crise – Live Unicred VTRPP
Segurança Psicológica
Episódio 5 – Insights sobre o futuro do trabalho
by CENEX Centro de Excelência Emp

⚡MUNDO VIRTUAL #EP5 NO AR! Quais são os principais comportamentos e atitudes de liderança determinantes para os próximos tempos? Neste quinto episódio da série Mundo Virtual, Paulo Amorim compartilha reflexões sobre suas pesquisas e estudos em relação ao tema

Episódio 5 – Insights sobre o futuro do trabalho
Episódio 4 – Impactos do trabalho remoto para o ser humano
Episódio 3 – Integrando o On e o Off-line
Os 7 principais atributos que um líder precisa desenvolver
Episódio 1 – Mundo Virtual – Comportamentos e atitudes da liderança
Mentoria, liderança e empreendedorismo – Comunidade NAU25 #12
Relacionamento Interpessoal, competência relacional
As 5 principais dificuldades na hora de inovar
O Profissional do Futuro – Paulo Amorim
Liderança Intercultural com Marcelo do Carmo