Facilitadores

  • Adriana Martello

    Psicóloga com Mestrado em Ciências Empresariais e Pós em Psicologia Organizacional. É Coordenadora em Dinâmica dos Grupos e possui qualificação como Analista PDA (Personal Development Analysis) e Analista PPA (Thomas International). Possui Certificação Internacional em Metodologia 6Ds.

    Realizou Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional - Metodologia Ontológica Transformacional com Leonardo Wolk e qualificação em The Coaching Clinic – Corporate Coach U. Fez Formação em Coaching de Equipes com John Leary-Joyce (Academy of Executive Coaching - Inglaterra) e Cursos de Aprofundamento sobre Coaching com Rosemary Napper (Inglaterra).

    Atuou como gestora das áreas de Educação, Desenvolvimento e Gestão de Pessoas de empresas da área industrial e serviços, tais como: Claro, Dell Computers, AGCO do Brasil, Goodcard, Medabil Sistemas Construtivos. Fundou a Vós Desenvolver com Luciane Beretta e Vanessa Stechow, operando em todo o Brasil por 10 anos. No ano de 2018, fundou a Adriana Martello – Conectando Pessoas.

    Hoje atua como Consultora em Modelos de Consultoria Interna de GP (Business Partner), de Gestão da Mudança, Gestão por Competências, Gestão do Desempenho, Desenvolvimento de Lideranças, Desenvolvimento de Equipes, Assessment de Executivos e Coaching Individual, de Equipe e em Grupo. Foi Vice-Presidente da ICF (International Coach Federation) para o Capítulo do RS ( Gestão 2013-2015) e Presidente (Gestão 2016-2018). Foi Presidente do Conselho Deliberativo da ABRH RS por duas gestões (2013-2018). Hoje atua como Conselheira Deliberativa da ABRH RS e como Conselheira Deliberativa da ICF Brasil. É facilitadora do CENEX – Centro de Excelência Empresarial desde 2017.

  • Alessandra Gonzaga

    Consultora na área de Mudança Organizacional e Inteligência Emocional em Organizações, certificada pela Korn Ferry Hay Group para avaliação 360° de Inteligência Emocional em times e lideranças, pelo assessment Emotional and Social Competency Inventory (ESCI/ECI), desenvolvido por Goleman e Boyatzis. Com Dr. Goleman, ministrou a disciplina de "Inteligência Emocional: como desenvolver competências sociais e de relacionamento", em MBAs da PUCRS 360º.

    Doutora em Gestão de Pessoas (Escola de Administração UFRGS), Mestre em Psicologia Clínica (Unisinos), Especialista em Gestão Empresarial (Unisinos) e em Comunicação pela Universidade de Navarra (Espanha), auditora líder (BVQI) com formação em Psicologia de Gestão de Carreiras (CAPE). Instrutora pela ABRH-RS e Facilitadora do Cenex.

    Certificada em Avaliação e Desenvolvimento de Inteligência Emocional pela metodologia quadrifatorial MSCEIT (Yale University) e pelos assessments do EI Learning Systems (EITRI – Texas A&M University). Master coach certificada e filiada ao Emotional Intelligence for Training and Research Institute (EITRI). Diretora técnica do EITRI Brazil. Professora universitária em diferentes instituições de ensino superior. Professora de Inteligência Emocional em cursos de extensão e pós graduação, na Unisinos, PUCRS e La Salle Business School. Idealizadora do Pós MBA em IE nas Organizações da Universidade La Salle.

    Sócia-diretora da Conexão IE, realiza há mais de quinze anos treinamentos, palestras e coaching de executivos em grandes empresas brasileiras. Autora dos livros “Conexões Inteligentes – Como gerenciar as emoções na vida pessoal e no trabalho”, e “A Voz do Self – Meu Encontro com Jung”, ambos pela editora AGE. Atua como coach em Inteligência Emocional para organizações e indivíduos desde 2010. Entre seus clientes, destacam-se empresas como Randon, HP do Brasil, Coca-Cola, HP Enterprise, Gerdau, GKN, Promon, Saque e Pague, iMaps, Rodex Rolamentos e CEAF-MPRS. Mantém o canal no Facebook e Linked In da @conexaoIE, de disseminação da inteligência emocional para organizações.

  • Andréa Mussnich

    Engenheira Agrônoma pela UFPel, Especialização em Engenharia de Produção pela UFRGS e Mestrado em Administração de Empresas pela PUC/RJ. Ao se direcionar para área de pessoas complementou sua formação com Formação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG e Formação em Coaching Ontológico pelo Leading Group Arg. Também é certificada no Sistema Hogan de Avaliação, e Analista Comportamental Profiler e Analista Comportamental PDA.

    Possui experiência de mais de 18 anos como consultora com atuação em desenvolvimento de pessoas em Projetos de Gestão Estratégica e Processos de RH, Assessments Gerenciais, Desenvolvimento de Equipe e Gerencial, Coaching e Mentoring, atendendo empresas como: Sicredi, Sthil, Randon, Shopping Praia de Belas, e-Core entre outras.

    Além disso, possui também uma trajetória acadêmica, tendo sido coordenadora de cursos de Pós Graduação e responsável pelo desenvolvimento de professores de graduação, trabalhando com metodologias ativas de aprendizagem.

  • Aron Krause Litvin

    Sócio-Diretor na Estúdio Nômade. Administrador, Mestre em Design Estratégico (Unisinos) e Pós-Graduado em Ciências do Consumo (ESPM). Pesquisa o significado e os efeitos da colaboração nas organizações e nos laboratórios de inovação. Atua como professor no PPG de Design Estratégico na Unisinos (Inovação orientada pelo Design). Membro da atual gestão da ApDesign (Associação dos Profissionais de Design). É um dos coordenadores e idealizadores do primeiro laboratório cidadão de inovação social para a cidade de Porto Alegre (TransLab). Palestrante no TEDxPorto Alegre 2016 com o talk “O que a colaboração pode fazer por nós”. Foi integrante convidado do grupo Global Shapers, vinculado ao Fórum Econômico Mundial, tendo representado o país no Vatican Meeting 2014. Ganhador do prêmio Funarte 2010 de Reflexão e Produção Crítica para Internet com o projeto Exorcismos Urbanos.

  • Caio Vassão

    Arquiteto e urbanista. Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pesquisador de Arquitetura Móvel, Arte Contemporânea, Design de Interação e de Interfaces. Pesquisa o diálogo entre as novas tecnologias e a conformação do ambiente urbano contemporâneo, pensando processos de convívio, colaboração, cocriação e participação nas suas diferentes instâncias. Trabalhou na atualização e ampliação do Metadesign e propôs a abordagem de projeto que denominou “Arquitetura Livre” que, dentre outras coisas, pode ser considerada uma generalização da abordagem do Software Livre para outras áreas de criação e proposta, como o Design Industrial, o Design de Interfaces, a Arquitetura, a Arquitetura de Alta-Tecnologia, a Arquitetura Móvel e Flexível. Como arquiteto e designer, atuou em projeto urbano e de edificações, ilustração técnica e didática, arquitetura da informação e design de informação. Foi professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP e professor e pesquisador do Centro Universitário Senac. Participou de diversos programas de pós-graduação, como Design Estratégico e Design de Interação (ambos no IED/SP), Design Centrado no Usuário (Universidade Positivo/PR), e Design (FAAP).

  • Cibele Sanches

    Psicóloga formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Formação em Dinâmica dos Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG) e Master Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada (FIESC/SENAI). Professora de Graduação e Pós-Graduação em disciplinas ligadas a gestão de pessoas, coaching e inovação.

    Multi Especialista em RH e Especialista em 4ª Revolução Industrial, com 20 anos de experiência em Gestão de Pessoas, em empresas nacionais e multinacionais, tais como Dell Computadores, Schneider Electrics, Philips. Founder da Rumo Desenvolvimento Humano. Atuação destacada em mudanças organizacionais e de cultura, incluindo integrações de empresas, reestruturação de RH; gestão de desempenho e de desenvolvimento, desenvolvimento de lideranças, planos de sucessão, seleção, políticas salariais, sistema de gestão da qualidade, avaliações de perfis, avaliações 360º, coaching e mentoring. Vivência na aplicação de técnicas de coaching em ações pontuais e em processos de desenvolvimento.

    Atual Diretora de Inovação e Criatividade e ex-Diretora de Conteúdo (2017-2018) da ABRH Blumenau, Coordenadora do Núcleo de Consultoria da ACIB Blumenau, Vice coordenadora do Núcleo DHO da ACIB Blumenau, Head do grupo de RHTEC da Blusoft e ex-Líder do Grupo de Trabalho de Pessoas e Educação da ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial) (2017-2018).

    Atuação no ensino e desenvolvimento através de técnicas de facilitação que estimulam a interação. Objetivo de incentivar maior interação e atuação sobre os conteúdos para melhor aprendizagem. Estímulo a aplicação e utilização dos conteúdos e técnicas, saindo do ambiente de aprendizagem e indo para o dia a dia.

  • Daniel Caminha

    Um dos fundadores da Estúdio Nômade, coletivo multidisciplinar que trabalha desde 2008 com projetos de desenvolvimento organizacional e design de serviços, tendo auxiliando diversas empresas em processos de descoberta de propósito, alinhamento cultural, desenvolvimento de pessoas e times, branding, modelagem de projetos e estratégia de impacto. É pesquisador de dispositivos poéticos de transformação no cruzamento entre arte, sociedade e as instituições. Autor de projetos de arte relacional que trabalham atitudes colaborativas, como a Estante Pública e Exorcismos Urbanos, ambos premiados pela Funarte (2011). Coordenador e co-idealizador do TransLAB - Laboratório Cidadão de Pesquisa e Produção em Inovação Social, iniciativa premiada pela Secretaria Nacional de Economia Criativa (2012), onde ajudou a fomentar uma rede colaborativa de projetos durante 5 anos em Porto Alegre.

    Com essa bagagem Daniel já atuou em contribuição com diferentes organizações, públicas e privadas, como Mercur S.A, Natura, CORSAN, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Banco Santander, Nike, Ecofrotas, AESsul, TicketLog, entre outras instituições.

    Psicólogo, Pós-Graduado em Constelações Sistêmicas (Centro Bert Hellinger) e Análise Institucional (FADERGS). Teve experiências no curso de Artes Visuais (UFRGS) e Poéticas Visuais Urbanas (Universidade de Barcelona). Já lecionou no curso de Pós-Graduação em Criatividade e Inovação (UNIVATES), foi professor na Perestroika, escola de criatividade. Escreveu para Revista URBE, publicação voltada para reflexões acerca da cultura contemporânea nas cidades; e foi palestrante do TEDxLuanda, com o tema “Cocriando espaços para compartilhar com os outros”.

  • Daniel Levy

    Entusiasta e praticante de novos modelos de liderança e gestão apropriados para a Era Digital e para a Nova Economia e construtor de conexões entre o mundo linear/mecânico e o mundo orgânico/complexo.
    Engenheiro de Produção com especializações em Holocracia (HolacracyOne), Inovação e mudança com Teoria U (MIT - Massachusetts Institute of Technology), Aceleração Digital (Hyper Island), Coaching Integral (Integral Coaching Canada) e Facilitação e Transformação Organizacional (MetaIntegral) foi consultor da Falconi Consultores de Resultados, empreendedor, criando a BMI (Business Management Institute), empresa de consultoria em Gestão de Negócios e a Totvs Consulting, joint-venture com o grupo Totvs, tendo, além de dirigido a consultoria, liderado e atuado em mais de cem projetos dos mais diversos temas.
    Foi executivo na área de gente, gestão e negócios em grandes empresas, Natura (8 anos) e BRF (1 ano). Atualmente é facilitador, designer de sistemas organizacionais, coach, mentor, palestrante e eterno aprendiz. É também, desde 2002, voluntário e mentor da Endeavor e, desde 2014, voluntário e coordenador de comitês da Amcham Porto Alegre.

  • Daniela Ferraz

    Facilitadora e designer de processos sociais transformadores. Formada pelo Presencing Institute nos Fundamentos da Teoria U (2013) e no Social Presencing Theater (SPT Advanced Program) (2013/2014). Professora autorizada do Teatro da Presença Social, ensina o programa básico no Brasil, na América Latina e na Europa. A sensibilidade, profundidade e sutileza no desenho e na condução dos processos estão no DNA da sua prática profissional. Experiente em criar jornadas de inovação que utilizam a Teoria U como arquitetura de processo, permeadas com práticas integrativas (mente-corpo-emoção-relação), que consideram o ser humano inteiro e valorizam as suas múltiplas dimensões e inteligências. Experiente em criar processos que têm como base o pensamento sistêmico, a complexidade e a transdisciplinaridade. Formada nos níveis 1, 2 e 3 da Democracia Profunda (Método Lewis) e na fenomenologia goetheana voltada a processos sociais. Desde 2010 desenha e facilita laboratórios sociais e outros tipos de intervenções em sistemas sociais complexos junto a Reos Partners, onde é Senior Associate. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas, PhD em Ecologia, também atuou no campo das políticas públicas de educação ambiental. Desde 2014 empreende o Movimento Verdadeiro que acompanha pessoas, grupos e sistemas criando o espaço seguro para processos acolhedores, sensíveis e profundos rumo à realização do seu melhor potencial.

  • Diego Alberton

    Mestre em Administração (PPGA/UFRGS). Especialização em MBA de Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas/RS). Administrador de Empresas (UNISINOS). Experiência na área de Recursos Humanos em indústrias de médio e grande porte, incluindo atividades gerenciais.

    Atua há 15 anos como Consultor Empresarial em projetos de Gestão Organizacional, Modelagens de Business Partner de RH, Estrutura Organizacional e Liderança. Desenvolveu e/ou coordenou projetos de consultoria em empresas nacionais e multinacionais. Facilitador do Centro de Excelência Empresarial (CENEX) para desenvolvimento de executivos nos temas de Influência e Relações de Trabalho, a partir de metodologias ativas de aprendizagem. Professor dos cursos de graduação, MBA e Pós-MBA da UNISINOS (RS) para disciplinas vinculadas à Gestão de Pessoas e Liderança.

    É autor dos livros Rotinas trabalhistas aplicadas (2015) e Relações de trabalho: conceitos, reflexões e sua relevância em gestão de pessoas (2011); e co-autor do livro O profissional de RH: por uma visão integrada (2015), todos publicados pela Editora Unisinos/RS.

  • Felipe Ost Scherer

    Sócio-fundador da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação. Mestre em Administração de Empresas pela UFRGS, com MBA Executivo em Marketing pela ESPM. Autor de diversos trabalhos publicados em revistas e apresentados em congressos nacionais e internacionais sobre Estratégia e Inovação. Consultor empresarial, professor, e autor dos livros Gestão da Inovação na Prática, Práticas dos Inovadores e do Time dos Sonhos da Inovação. Escreve para o blog Inovação na Prática da Revista Exame e é mentor de inovação na Endeavor Brasil.

  • Flávio Nerva

    Fundador e CEO do On Life Institute, Diretor de Parcerias na Secretaria de Educação do Município de Porto Alegre, Gerente Administrativo, de Operações e de Relacionamento com o Mercado da Unisinos com participações e lideranças em projetos estratégicos, atuando, principalmente, na temática administração estratégica com ênfase em serviços nos últimos 15 anos.

    Doutorando em Design, mestre em Administração, especialista em Administração Financeira, Gestão de Pessoas, Humanidades e graduado em Tecnologia da Informação pela Unisinos. Coordenador de Grupo pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo - SBDG. Coordenador de Curso de MBA e Pós-MBA.

    TRAINER no jogo FOCUS PLAY® e certificado nas ferramentas criativas LEGO® SERIOUS PLAY®, POINTS OF YOU®, método Dê Vida®, como Mentor TRIAD (Christian Barbosa) pela SBPNL, Mentor pelo Instituto PARALLAX e em Ferramentas agéis - SCRUM pelo ETO.

    Professor de graduação, pós-graduação e extensão.

    Desempenhou cargos de Conselheiro de Fundações e foi Presidência da Cooperativa de Serviços de Saúde do Vale do Rio dos Sinos por duas gestões.

  • José Valério Macucci

    – Formado em Direito pela Faculdade Metropolitana de São Paulo.
    – Mestrado em Planejamento, Organização e Recursos Humanos pela EAESP-FGV/SP.
    – Complementou seus estudos do mestrado na Università Luigi Bocconi, em Milão/Itália, com a pesquisa de dissertação realizada na London Business School, em Londres/Inglaterra.
    – Foi gerente geral da Wilson Learning Corporation no Brasil, diretor de RH e de Negócios da PricewaterhouseCoopers na América do Sul e diretor de Desenvolvimento de Pessoas do Banco Itaú.
    – Atualmente é diretor da TREINARH – Educação Corporativa, professor do Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa e da Fundação Dom Cabral nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Liderança, Cultura e Mudanças Organizacionais.
    – Autor do livro e CD Liderança para novos gestores e coautor do Manual de gestão de pessoas e equipes, além de vários artigos e entrevistas técnicas na mídia especializada. – Palestrante e conferencista em eventos profissionais.
    – Entre os clientes atendidos estão: Banco Santander, Banco HSBC, Cardeais Gastronomia, Cielo, CPFL, Elektro, Grupo Abril, J&J, Latapack, Novartis, Roche do Brasil, Sanofi-Aventis, Spa Cambuy, Syngenta, Toyota do Brasil, entre outros.

  • Julia Mariné

    Formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing na ESPM Sul - Porto Alegre, complementei minha formação profissional com um Mestrado em Direção Marketing e Inovação Comercial na Escola de Marketing de Madri - Espanha.

    Tenho experiência em projetos de Planejamento, Pesquisa, Inovação, Marketing e Estratégia. Fiz estágios em consultorias, em empresas como a Nestlé, além de trabalhar na SAP Ariba, no Chile, antes de me mudar para Madri.

    Sou apaixonada por aprender, me comunicar e aplicar o conhecimento aprendido. Sou motivada pelo mundo dinâmico, onde acredito que posso me desenvolver e agregar valor às empresas.

  • Leandro Devegili

    Leandro Devegili é Co-Fundador da Data Science Brigade, empresa
    especializada em soluções que unem Tecnologia e Negócios através da
    análise e ciência de dados. A Data Science Brigade já ajudou inúmeras
    empresas a implementarem a cultura analítica dentro de suas organizações
    e a desenvolverem projetos com foco em vendas, logística, automatização
    de processos, auditoria digital entre outros. Fez parte da criação e é mentor
    da "Operação Serenata de Amor", case mundial do uso da tecnologia para
    controle de gastos públicos. Trabalha com tecnologia a mais de 20 anos, foi
    fundador de uma das primeiras empresas de desenvolvimento mobile do
    Brasil, hoje é mentor do SGB (Social Good Brasil) e co-criador do Lab Data
    For Good que ajuda fundações, institutos e empreendedores sociais a
    tirarem o máximo dos dados e de novas tecnologias, além de realizar
    palestras e workshops sobre cultura e inovação em empresas e eventos. É
    também administrador de um fundo de investimento em energias
    renováveis e novas tecnologias, sócio do Grupo Beta Food - Inteligência
    Gastronômica, diretor da Aldeia da Fraternidade, ONG que cuida de mais de
    300 crianças via o esporte, música, arte e sustentabilidade em Porto Alegre,
    conselheiro da Escola Aldeia Lumiar e diretor na Junior Achievement RS

  • Lídia Mancia

    – Psicóloga. – Mestre em Administração de Recursos Humanos (PPGA/UFRGS).
    – Especialista em Educação de Adultos, Psicodrama Pedagógico e Dinâmica dos Grupos (SBDG).
    – Professora dos cursos de graduação, MBA e pós-MBA (Unisinos).
    – Ex-presidente da Associação Santista de Treinamento e Desenvolvimento e da SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.
    – Autora e organizadora do livro Psicologia do trabalho (Editora Unisinos, 2011).
    – Coautora do livro Gestão Contemporânea de Pessoas (Editora Bookman, 2004 e 2010).
    – Autora de diversos artigos e publicações sobre consultoria interna de RH e desenvolvimento de equipes em congressos, periódicos e revistas nacionais.
    – Consultora em atividades de desenvolvimento e educação de grupos e equipes, recursos humanos e gestão de pessoas.
    – Experiência executiva na área de Recursos Humanos em empresas de grande porte, incluindo atividades gerenciais.

  • Luciane Beretta

    Psicóloga formada pela PUC/RS, pós-graduada em Gestão Empresarial pela UFRGS, em Marketing pela PUCRS.

    Possui Certificação Internacional na metodologia 6Ds aplicada pela The 6Ds Company e AfferoLab, e em Coordenação de Grupos pela SBDG - Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, aplicando metodologias ativas durante experiência aprendizagem de aprendizagem (flipped classroom, blended learning, aprendizagem baseada em projetos e em problemas, estudo de caso, peer instruction e team based learning).Formação Internacional em Coaching Executivo Organizacional- com creditação ACC - Metodologia Ontológica Transformacional com Leonardo Wolk e formação em Coaching pelo Instituto de Coaching Integrado – ICI com Rhandy Di Stéfano. Qualificação em The Coaching Clinic – Corporate Coach U e formação em Coaching de Equipes com John Leary-Joyce pela Academy of Executive Coaching - Inglaterra. Qualificação em Analista PPA (Thomas International) e como Analista PDA (Personal Development Analysis).

    Atuou como gestora de Recursos Humanos - áreas de Gestão de Pessoas, Educação, Desenvolvimento e Administração de Pessoal - na Ipiranga Petroquímica (hoje Braskem) e no Grupo Fiat. Fundou a CAPTTER PROFISSIONAIS, empresa voltada para processos de Seleção de Profissionais (2000 a 2017), a NERY&BERETTA focada em Assessment e Hunting Executivo (2005 a 2016) e a VÓS DESENVOLVER, com atuação na área de capacitação e desenvolvimento de profissionais (2008 a 2017). Foi docente na La Salle Businnes School/RS, no curso de Pós Graduação de Gestão de Pessoas e Liderança Coach.

    Representou o Brasil no grupo ENEX, presente em mais de 20 países na área de Consultoria de RH e Hunting Executivo. Foi Vice Presidente de Marketing da ABRH-RS nas gestões de 2002-2012. É Conselheira Fiscal da International Coach Federation e Conselheira da ABRH-RS.

    Atualmente facilita processos de Desenvolvimento de Lideranças e de Equipes e Formação de Talentos em várias empresas e setores da economia, apoia empresas e profissionais em processos de Coaching Individual, de Equipe e Grupo, Assessment Executivo, Mentoria na área de desenvolvimento de pessoas, negócios e RH e oferece Formação de Mentores.

  • Luis Rasquilha

    Formação Académica: Harvard Business School (USA) – Disrutive Strategy & Innovation Executive Program; Stanford University (USA) – Crash Course on Creativity & Design Thinking Action Lab; BCG | University of Virginia, Darden School of Business (USA) – Digital Transformation Program; Burrus Research (USA) – The Antecipatory Leader System; Copenhagen Business School (Denmark) – Advance Program in Strategic Management; Inova Business School – Programa de Conselheiro Trendsinnovation; Inova Business School – Pós-MBA; Universidade Católica Portuguesa – Programa Avançado | Master em Empreendedorismo e Gestão da Inovação (PAEGI); Instituto Superior de Gestão – Pós-graduação em Gestão de Empresas; INDEG/ISCTE – MBA; Universidade Católica Portuguesa – Pós-graduação em Marketing – Especialização em Marketing de Serviços; Instituto Superior de Novas Profissões – Graduação em Relações Públicas e Publicidade.

    Atuação Profissional e Académica – Presidente & CEO da INOVA CONSULTING; CEO da INOVA Business School; Membro Conselheiro do G100 Brasil; Advisory Board Member do Capitual; Colunista do MIT Sloan Management Brasil; Professor Convidado da FIA (Fundação Instituto de Administração); Professor Convidado da FT IE Business School CLA (Financial Times, Instituto de Empresa Corporate Learning Alliance); Professor Convidado da FDC (Fundação Dom Cabral); Professor Convidado do Hospital Albert Einstein; Professor Convidado do IPAM; Professor Convidado do ISVOUGA; Managing Director do WIN (Worldwide Innovation Network); Autor e co-autor de 20 livros sobre Marketing, Comunicação, Futuro, Tendências e Inovação. Orador TEDx. 20 anos de experiência em consultoria nas áreas de comunicação, marketing, estratégia, futuro, tendências e inovação com atuação na Europa, EUA, África e América do Sul, tendo trabalhado com 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo.

    Anteriormente – HEAD do Future Advisory Board da Região Metropolitana de Campinas; CEO da AYR Consulting Worldwide; CMO da IBT, The Realtime Web Corp.; Diretor Geral do Grupo ETIC; Diretor Geral da LPR; Diretor de Marketing da Multipublicações (Revistas Marketeer e Executive Digest); Diretor Executivo da WOP (Washington Olivetto Portugal); Diretor de Contas e New Business da Ogilvy; Diretor de Contas da Dentsu/Caetsu; Diretor de Serviço a Clientes da Publicis. Passou por 9 países como Consultor e mais de 20 Universidades e Business Schools como professor convidado em programas de graduação, pós-graduação, mba, pós-mba, mestrado e programas executivos.

  • Marcelle Xavier

    Formada em Comunicação (UFMG), Transition Design (Schumacher College/Inglaterra) e Planejamento e Gestão de Marcas (Ibmec), Marcelle Xavier desenha experiências que permitem que pessoas e relacionamentos se desenvolvam em sua máxima potência; fundadora do Instituto Amuta e idealizadora do projeto social de educação Amadorismo, realizando iniciativas que auxiliam organizações a se tornarem mais humanas e criativas; facilitadora de inovação sistêmica, designer de experiências, consultora organizacional e criadora de comunidades; trabalhou com empresas como Neon, Reckitt Bencksier, Wilson Sons, Samsung, Cyrela, Airbnb, Marie Claire, Natura, Roche, EDP; em seu trabalho utiliza ferramentas como Teoria U, Design Thinking, Thinking Environment, Transition Design e Constelações Sistêmicas.

  • Marcelo do Carmo Rodrigues

    Formado em Administração de Empresas (Mackenzie) e Engenharia Elétrica (Escola Politécnica da USP), com certificação em Auditoria e Engenharia da Qualidade (ASQ) e especialização em Gestão Estratégica (FGV); mestrado em Economia Internacional (Unisinos) e doutorando em Administração Financeira (UFRGS); experiência profissional na área de Engenharia de Processos e Auditoria de Sistemas (Siemens do Brasil); atua como professor universitário na Unisinos e La Salle, na graduação e na pós-graduação, nas áreas de Economia e Finanças, Governança Corporativa, Gestão para Inovação, Liderança e Formação Executiva; atua em projetos de consultoria de desenvolvimento organizacional, implantação de gestão por processos e desenvolvimento e coaching de executivos em empresas nacionais e multinacionais de grande porte.

  • Marcelo Girade

    Formado em História, com especialização em Administração Judiciária (FGV) e Psicologia Social com orientação em Ontopsicologia (Universidade Estatal de São Petersburgo /Rússia). Mediador Certificado pelo ICFML. Mediador Judicial. Coautor do Manual de Mediação Judicial da Escola Nacional de Mediação e Conciliação do CNJ – Conselho Nacional de Justiça. Ex-coordenador do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT. Ex-coordenador da Comissão Científica e Organizadora do I Congresso Brasileiro de Mediação Judicial. Facilitador em Mediação, Negociação e Resolução de Conflitos, com experiência em entidades do poder público e em multinacionais da iniciativa privada. Diretor executivo da M9GC – Treinamento em Resolução de Conflitos.

  • Marcos Nascimento

    – Graduação em Orientação Educacional (Universidade Dom Bosco/RJ) e Tecnologia de Sistemas (UFF/RJ).
    – Pós-graduação em Gestão Estratégica de RH (INPG/SP).
    – MBA pela Kellogg School of Management (em conjunto com FDC).
    – Especializações na FGV/SP, London Business School/Inglaterra e Columbia University/EUA.
    – Certificação em MBTI®, Barrett® Values Analysis e TKI® como ferramentas de suporte a diagnósticos de tipos psicológicos e gestão de conflitos.
    – Professor convidado pelo MBA em Finanças e Marketing da FIA/USP e da Fundação Dom Cabral nas disciplinas de Gestão de Pessoas e Equipes.
    – Ex-VP/Diretor para América Latina de empresas como EDS — Electronic Data Systems, Accenture, PricewaterhouseCoopers, Aché Laboratórios, Pfizer e Novartis (Sandoz).
    – Sócio da ManStrategy Consulting — expert em alinhamento e desenvolvimento de times de alta direção.

  • Margarete De Boni

    – Psicóloga.
    – Didata pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos.
    – Clinical Member pela International Transaction Analysis Association (ITAA)/EUA.
    – Didata pela União Nacional de Analistas Transacionais (UNAT).
    – Diplomada em Coaching e Mentoring pelo Institute of Leadership and Mentoring – Londres/Inglaterra.
    – Treinamento com Will Schutz Associates em Team Building.
    – Sócia fundadora da Associação de Psicoterapia Integrativa – Nova York/EUA.
    – Desenvolvimento de Coaches pelo Instituto EcoSocial/SP.
    – Especialista em Análise Transacional pela FATEP.
    – Especialista em Mediação de Conflitos pelo CLIP – Porto Alegre/RS.
    – Proprietária da Crescere Desenvolvimento Humano.
    – Sócia Diretora do Institutho dy Crescere Personas.
    – Redatora da Revista Digital Ação in Coaching.
    – Professora convidada em cursos de extensão na Unisinos e no Programa de Pós- Graduação em Dinâmica de Grupo e Desenvolvimento Empresarial e Humano da Universidade Católica de Santo Domingo/República Dominicana.
    – Trabalha em consultoria de desenvolvimento de grupos, realiza coaching executivo e mediação de conflitos organizacionais e familiares.

  • Maria da Graça Costi

    Psicóloga pela PUC/RS; pós-graduada em Gestão Estratégica de RH pela UFRGS; formada em Dinâmica dos Grupos pela SBDG; especialista em Gestão pela Qualidade e Desenvolvimento Interpessoal; coach pelo Integrated Coaching Institute; certificada pelo The Resilience Questionnaire, da PSI International A&DC; certificada em Desenvolvimento Profissional com Análise Transacional pelo ICP; certificada como Analista Comportamental PDA; consultora em desenvolvimento de pessoas em empresas de nível global; experiência em projetos de gestão do clima, assessment gerencial, desenvolvimento e execução de metodologia de desenvolvimento de lideranças e de equipes e coach de times; experiência em programas de team building com uso de metodologia experiencial ao ar livre; voluntária do Sistema ABRH (seccional RS); membro do Conselho de Administração do Instituto do Câncer Infantil do RS; sócia da Venant – Desenvolvendo Pessoas e Times.

  • Max Nolan

    Este mundo está grávido de um outro mundo. E neste novo mundo, Max Nolan Shen atua como um “chief purpose office” e “corporate healer” - em rede - para diversas organizações. Max tem o propósito de espalhar a consciência das leis sistêmicas e a colaboração profunda nos negócios. Além disso, ele é constelador sistêmico, trabalha com design organizacional e criação de comunidades. Sócio da consultoria organizacional AVO, da consultoria de estratégia Dervish, da consultoria de impacto social Devir e da comunidade de aprendizagem The Tribe. Realizou projetos para: Instituto Alana, Elos, Yunus Brasil, Sistema B, Natura, Social Bank, Airbnb, Waze, EDP, Danone, Hypera, Coty, Nestlé, Ambev, Pepsico, Bradesco, Google, Grupo Reserva, Arezzo&Co, Calvin Klein, L’occitane, Motorola, Grupo Ultra, Braskem, Coca-Cola, Unilever, J&J, entre outros. Foi palestrante no TEDxFloripa, Fórum do Amanhã, Festival Social Good, Festival Path, Hacktown, Secovi Talks, Lab60+, Escape BH e Fashion Revolution Brasil. Formado pela Poli, com pós em marketing pela FGV e ESPM/MiamiAdSchool.

  • Maximiliano Selistre Carlomagno

    – Administrador de Empresas — ULBRA.
    – Mestre em Administração de Empresas — Estratégia Empresarial — MAN/PUCRS.
    – Professor de Graduação e MBA (IBGEN).
    – Vice-presidente da SONG — ONG dedicada a qualificar as práticas de gestão de ONGs.
    – Consultor de Estratégia Empresarial e Inovação.
    – Coautor do livro “Gestão da inovação na prática”. (Editora Atlas)
    – Extensão em Marketing (UC Berkeley), Tecnologia (Sloan School of Management/MIT), Gestão Geral (Amana-Key) e Finanças (UFRGS-ABAMEC).
    – Possui trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais sobre Estratégia e Inovação (Slade, Cladea, Enanpad).

  • Nelmar Vaccari

    Formado em Ciências Contábeis pela UFRGS, pós-graduado em Administração Financeira pela PUC-RS, pós-graduado em Relações Internacionais, pós-graduado em Metodologias de Ensino Superior pela ESPM e Mestre em Administração e Negócios pela PUC-RS.

    Mais de 35 anos de experiência em gestão administrativa e financeira de negócios, sendo que vinte anos em posição de diretoria em empresas de grande porte em vários setores como transportes, saúde e comunicação em vários estados do Brasil.

    Atualmente é consultor de empresas com foco em questões financeiras, tributárias e societárias. É também professor de finanças, governança corporativa, gestão e estratégia para os cursos de Comunicação Social, Administração e Relações Internacionais na ESPM e Coordenador da Incubadora de Negócios da ESPM-Sul. Atua como consultor associado para questões de empreendedorismo na Produtive e como mentor na Wow Aceleradora.

  • Roberta Simões

    Formada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Gestão e Marketing Digital pela ESPM.
    Foi responsável pela concepção, gestão e expansão do Braskem Labs, plataforma de corporate venture da Braskem, além de atuar nos setores de comunicação e entretenimento.
    Na Innoscience, participou de projetos na Braskem, Ocyan, Nestlè e Roche, entre outros.

  • Talita Chiodi

    Talita é facilitadora de processos de mudança individual e coletiva por meio da criatividade, presença, diálogo e conexidade. Envolvida com conteúdos na área de design e humanidades desde 2008. Aplica instrumentos de assessment e mapeamento pessoal, bem como intervenções de auto e heteropercepção. Facilita processos de tomada de consciência sobre como pensamos, como escutamos, como agimos e como comunicamos, utilizando-se de atividades que provocam o aperfeiçoamento da presença, da qualidade de atenção, da criatividade e mediando diálogos autênticos. É arquiteta e urbanista, designer de experiências e jornadas de aprendizagem. Tem MBA em desenvolvimento do potencial humano, formação em Biopsicologia e em Thinking Environment

  • Tiago Petreca

    Começou sua carreira como professor em 1996 e de lá para cá aventurou-se em diversas iniciativas, tendo trabalhado também em marketing, publicidade e vendas. Em todas estas experiências dedicou-se ao constante processo de aprendizado percebendo que, mesmo nas diferentes funções que exerceu sua atenção estava sempre mesmo em aprender e ensinar.

    A jornada de aprendizado:

    Publicitário pela Metodista; Especialista em gestão de Negócios pela USF; Especialista em empreendedorismo pela Babson College - Boston, USA; Coach Certificado pela ICC desde 2013; NLP Practitioner desde 2015; Primeiro Consultor Generativo certificado por Robert Dilts - Universidade da Califórnia em Santa Cruz - USA; Estudioso e Especialista em Mindset (Autor do Livro Do Mindset ao Mindflow - Editora DVS); Estudioso de Neurociências com Ines Cozzo (Mentoria constante); Estudioso de Experiência Somática em que teve como orientador Peter Levine, PhD maior especialista do Mundo. Imersão realizada em Esalen, na Califórnia - USA; Realizou a formação de Facilitador pela ATD - São Francisco Califórnia - USA; Certificado em Growth Mindset - WeMe Campinas-SP.

    Reconhecido como Personalidade de RH em 2017 pela ABTD PR; Conferencista do CBTD 2015, 2017, 2018 - 2º Maior Congresso da área Treinamento do Mundo; Professor Convidado da Pós Graduação da BSP (Business School SP); LED - Learning Experience Designer usando metodologias ativas de aprendizagem e Mindset.

    Fundador da área comercial de uma das maiores TVs Católicas do Brasil (Tv Século 21); Como empreendedor teve agências de Publicidade e Midia Dealer; Gestor da getAbstract no Brasil desde 2012 - Maior Biblioteca de Resumos de Conteúdos de Negócio do Mundo (Atual); Sócio-Diretor da Kuratore (Atual).

  • Viviane Vicente

    Graduada em Direito pela Universidade Mackenzie; Especialista em Direito Criminal pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo. Possui um MBA pela BSP - Business School São Paulo, com módulo internacional realizado na University of Toronto – Rotman School of Business. Mestra em Direito das Relações Exteriores e Segurança Nacional (LL.M.) pela The George Washington University Law School; certificada no Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (TEFL) pela Georgetown University.

    É instrutora certificada em Etiqueta Intercultural e Protocolo Internacional pela Protocol School of Washington®; certificada em Inteligência Cultural (CQ) e habilitada a aplicar e interpretar Avaliações de Inteligência Cultural (CQ Assessments) pelo Cultural Intelligence Center; certificada em Competência Cultural pela Unite for Sight.

    Atuou como Delegada de Polícia na Polícia Civil do Estado do Estado de São Paulo; no setor privado, ocupou posições em consultorias estadunidenses do ramo de Compliance e investigações corporativas. Foi Gerente Sênior de Segurança para o Cone Sul da América Latina na Motorola. Após concluir o mestrado em Washington, DC, tornou-se a primeira Diretora de Segurança Internacional da ESPN, em sua sede, em Connecticut, EUA. É fundadora e principal instrutora na Rispetto Consulting®, uma empresa de consultoria projetada para ajudar indivíduos e organizações a navegar o mundo globalizado e aumentar seu potencial de liderança.

  • Walberto Fernandes

    – Formação acadêmica em Psicologia, com pós-graduação em Marketing.
    – Palestrante e consultor empresarial, atuando em Gestão Estratégica, de Treinamento, Recursos Humanos, Negociação, Motivação, Vendas e Gestão do Falar em Público.
    – Realizou diversos programas de treinamento em Negociação, Técnicas de Vendas, Gestão Estratégica de Mercado, Gestão.

  • Zé Borbola

    Coordenador dos cursos de Data Science e Data Analytics da Digital House Brasil, consultor em Business Analytics na Cappra Data Science e fundador da Branded Brain, consultoria que atua com projetos transversais nas áreas de dados, educação, cultura organizacional e novos modelos de negócio. Já desenvolveu projetos em clientes como Rede Globo, SEBRAE, Itaú, Santander, Galp (Portugal), Whirlpool, Oi, Natura e Mercado Livre, além de participar como professor e coordenador em cursos na Perestroika. Atua também nas áreas de marketing e publicidade em empresas como Crane, FLAG e Amil. Na dimensão acadêmica, tem cursos nas áreas de Marketing, Branding, Liderança (Schumacher College - UK), Storytelling, Data Science, Empreendedorismo e Redes

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