“Se você olhar qualquer história de transformação corporativa em que tudo começa a correr bem, inovações aparecem e as pessoas ficam felizes por estar lá, verá que é uma história de amor.” (Humberto Maturana)
É cada vez mais evidente que a nossa vida e o nosso trabalho são influenciados pela teia de relações da qual fazemos parte: ligações e conexões existentes no nível micro e macro entre pessoas, organizações, a natureza e o mundo.
Mas de algum modo ainda estamos distantes da capacidade de perceber e navegar nas relações. Trabalhar em conjunto, criar sinergias e compreender como os sistemas interagem se tornaram ações urgentes para líderes de organizações e instituições de todos os segmentos.
A transformação das organizações passa necessariamente pela cultura – e, para influenciar a cultura, líderes precisam aprender a navegar pela sensibilidade e subjetividade, aumentando sua capacidade de potencializar pessoas e relações.
“A evolução está no contexto.” (Gregory Bateson)
Organizações são sistemas complexos: suas mudanças ocorrem a partir das transformações de relacionamentos e interações. O líder, ao se tornar um catalisador de relações, torna-se então um potencializador do aprendizado e, consequentemente, um agente de transformação da cultura organizacional.
Esta jornada de desenvolvimento está baseada na metodologia Head, Heart and Hands, proposta pela ecoliteracia com o objetivo de criar uma educação transformadora por meio de um processo multidimensional que passa por apelo emocional, experiência, reflexão e suporte comunitário.
Formada em Comunicação (UFMG), Transition Design (Schumacher College/Inglaterra) e Planejamento e Gestão de Marcas (Ibmec), Marcelle Xavier desenha experiências que permitem que pessoas e relacionamentos se desenvolvam em sua máxima potência; fundadora ...
LER MAIS