Desenvolvimento Comportamental de Líderes - PDEC

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O objetivo do PDEC é criar as condições ideais para que os participantes desenvolvam as atitudes de liderança que compõem as principais competências exigidas pelas maiores empresas brasileiras. Com uma metodologia baseada nas mais recentes pesquisas da neurociência aplicada à aprendizagem, o Programa fornece ferramentas que estimulam o autoconhecimento para que os participantes possam identificar suas reais necessidades de desenvolvimento. O PDEC tem sua base na Neurociência, fio condutor que está presente em toda a jornada de aprendizagem, desde o início, no alinhamento e desenvolvimento de seus facilitadores, assim como entre os diversos módulos de desenvolvimento, com os participantes. Isso permitirá um maior uso do hemisfério direito de nosso cérebro e consequente a construção do aprendizado.



Como funciona
Em seu formato online, o PDEC também utiliza as metodologias ativas de aprendizagem por meio de classes invertidas, codesign, laboratórios experienciais e aprendizagem compartilhada, entre outras. Essas metodologias ativas estão baseadas em vídeos, leituras, experiências em campo, ferramentas e debates, mas dizem respeito principalmente ao protagonismo dos participantes em relação ao seu próprio aprendizado por meio da discussão de conceitos, da reflexão e da aplicação prática de atitudes por meio da construção e análise das suas relações pessoais e sociais.

O PDEC conta ainda com a Pesquisa Comportamental, ferramenta que define um foco de desenvolvimento para cada participante e o acompanha em 3 etapas: antes do início do Programa (como forma de mapear a auto e heteropercepção de atitudes), ao seu final (para verificação da evolução) e alguns meses após a conclusão do Programa (para verificação das mudanças comportamentais).

PROGRAMA

Objetivos
Integrar o grupo; aumentar o autoconhecimento dos participantes por meio da compreensão dos diferentes estilos de personalidade e seu impacto nas relações, estimulando-os a identificar oportunidades de autodesenvolvimento e criar novas opções na construção de seus relacionamentos.

Conteúdo
– Padrões de comportamento e modelos mentais: mapa da personalidade; influência das experiências pessoais na carreira; emoções modelando comportamentos.
– Funcionamento e intervenções em equipes: fases do desenvolvimento relacional; leis do reconhecimento; desenvolvimento da autoestima; dilemas relacionais.
– Etapas para o processo de mudança: negociando acordos; o que farei amanhã; mapas para comunicação da mudança.
– Habilidades políticas no desempenho da liderança: estilos profissionais; papéis sociais; triângulo dos vencedores.
– Estratégias para lidar com a cultura organizacional: crenças, valores e atitudes; dinâmica e estrutura.

Objetivos
Instrumentalizar os participantes em ferramentas e fundamentos que aprimorem a capacidade de influência perante pessoas, equipes e organizações por meio da apropriação de conhecimentos técnicos aplicados sobre o tema e de reflexões pessoais no exercício da liderança, visando estimular uma atuação prática coerente à contemporaneidade das relações sociais e profissionais.

Conteúdo
– Contexto, conceitos e princípios da liderança e da influência.
– As 4 perspectivas da influência: institucional, pessoal, adaptativa e de execução.
– Relações de trabalho e representação da empresa.
– Pesos da gestão.
– Memórias e imagem de influência pessoal.
– Fundamentos da influência nas relações sociais.
– Campo de forças pessoais na influência.
– Mínimo Comportamento Viável (MCV) para a influência pessoal.
– Maturidade profissional, estilos de gestão e influência.
– A influência adaptativa no diagnóstico da equipe.
– Interação, acordos de desempenho e senso de realismo.
– Desligamentos profissionais.

Objetivos
Trabalhar com os participantes as habilidades relacionadas à formação, desenvolvimento e manutenção de equipes por meio da investigação das atitudes de seus componentes, considerando o impacto das emoções humanas no bem-estar individual, no desempenho das equipes e nos relacionamentos profissionais; praticar os processos emocionais associados às habilidades de inteligência emocional por meio de dinâmicas e vivências interpessoais.

Conteúdo
– Emoções no ambiente de trabalho.
– Inteligência emocional como base para os relacionamentos.
– Impacto na tomada de decisão.
– Oficina de competências socioemocionais: autoconsciência, consciência social, empatia, intuição e valores.
– Autocontrole.
– Estados emocionais / Mood Meter.
– Gatilhos emocionais, PEAs e NEAs.
– Visão positiva.
– Gestão de relacionamentos em equipes.
– Jogos de poder.
– Vampiros emocionais.
– As fases da construção da equipe.
– Comunicação assertiva.
– Método Dialogue.
– Discutindo as relações: ciclo de aprendizado.

Objetivos
Desenvolver com os participantes um entendimento sobre o mindset de liderança autêntica; apresentar aos participantes ferramentas para sua revisão, aperfeiçoamento e aplicação, conectando a pessoa do líder à sua organização.

Conteúdo
– O mindset pelo viés dos níveis neurológicos.
– O mindset como contexto para o acolhimento das intenções de ação.
– As 3 inteligências base: lógica, metafórica e somática.
– Ferramenta de centramento.
– O mindset corporativo.
– Os níveis neurológicos e sua construção.
– O tripé da liderança autêntica: contexto, estado de presença e identidade.

Objetivos
Desenvolver com os participantes um conjunto de referências que permita uma revisão crítica dos seus comportamentos e modelos mentais frente às naturais situações de divergência, de resolução de problemas e de tomada de decisão na atividade da liderança; auxiliar os participantes na identificação e aplicação de seus pontos fortes e de suas oportunidades no desenvolvimento contínuo das atitudes para a resolução construtiva de conflitos.

Conteúdo
– O processo de escalada do conflito: como nasce um conflito, como ele se desenvolve e amplifica seus impactos e quais são as abordagens que podem contribuir para interromper perdas e gerar benefícios.
– Gestão de si mesmo diante dos conflitos: identificação do estilo pessoal de resposta às situações de tensão em negociações e resolução de diferenças.
– Processos construtivos e processos destrutivos de resolução de conflitos: o impacto de comportamentos colaborativos versus comportamentos adversariais na geração de engajamento, influência e resultados de longo prazo.
– O mindset da mediação de conflitos aplicado à liderança e seu impacto nos resultados pessoais, profissionais e organizacionais.
– Elementos que permitem aos líderes ampliar o sucesso em suas negociações.

Objetivos
Estimular os participantes para que processem mudanças pessoais buscando o entendimento do comportamento humano dentro das organizações e rompendo paradigmas em busca de novos modelos de atuação.

Conteúdo
– Tendências e reflexões sobre o futuro.
– As mudanças e os novos métodos.
– As novas atitudes de liderança e seu impacto na sociedade.
– O papel dos novos líderes na transformação pessoal e organizacional.
– Novos modelos de gestão adaptados para os novos ambientes.
– Atitudes do futuro: promovendo a mudança para si e para os outros.

Objetivos
A sustentabilidade das mudanças depende da consistência das novas ações – atitudes que são realmente transformadas no cotidiano, nos relacionamentos e de acordo com as novas formas de fazer negócios. O último encontro do PDEC pretende despertar discussões a partir das práticas reais adotadas pelos líderes ao longo do seu desenvolvimento.

Conteúdo
Novos cenários, novas atitudes: como navegar em um contexto organizacional em transformação. O que podemos fazer a partir de amanhã? Nossa jornada de evolução como líderes neste novo mundo.

FACILITADORES

AGENDA


O sucesso destas empresas é resultado das competências de seus líderes.


PROGRAMA IN COMPANY

Estruture o Programa de acordo com as necessidades de desenvolvimento comportamental específicas da sua empresa, escolhendo as atitudes a serem desenvolvidas e organizando seu calendário customizado. Consulte-nos.

PROGRAMA ON DEMAND

A partir da prática de codesign, desenvolvemos junto aos clientes jornadas e conteúdos de aprendizagem alinhados à necessidade de cada organização. Consulte-nos.

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